TECNOLOGIA DO AR E MEIO AMBIENTE
Precipitador Eletrostático

Precipitadores Eletrostáticos BERNAUER® reduzem emissões de material particulado bem abaixo dos limites legais exigidos pelos órgãos ambientais, atingindo 99% de separação, em um processo contínuo com baixa perda de carga (aprox. 250 Pa). Com alta segurança operacional e durabilidade, os precipitadores possuem diversas opções de tamanho e uma construção sólida.

Por que Precipitadores Eletrostáticos BERNAUER®?

  • Alta segurança operacional.
  • Baixa demanda de energia.
  • Construção modular, facilita o transporte e diminui o tempo de montagem, sem necessidade de solda no campo.
  • Alta disponibilidade operacional e baixo custo de manutenção.
  • Atende às normas internacionais de emissão de particulado, muito abaixo do exigido pelas normas ambientais brasileiras (CONAMA).
  • Serviços de peças sobressalentes simples e garantido.

Precipitadores Eletrostáticos – Seco

Os precipitadores eletrostáticos BERNAUER® são utilizados para remover material particulado extrafino de gases em processos com temperaturas de até 420°C, por meio de carga eletrostática artificial. Aplicação típica na remoção de partículas em gases quentes nas plantas de combustão, incluindo caldeiras de biomassa e processamento de metais.

ModelosVazões (m³/h)Características
Mini900 - 4.800Desenvolvido para caldeiras com até 1.000kW de potência. Tendo em vista seu tamanho (de 2,5 a 3,0m) pode ser instalado dentro do prédio, junto à caldeira.
Pequeno4.800 - 10.000Para pequenas caldeiras entre 500 e 2.500kW. Devido ao seu tamanho de até 7,0m, compromete o mínimo de área produtiva.
Padrão10.000 - 150.000Construído na mais avançada tecnologia de controle de alta tensão, o Precipitador Eletrostático Padrão da BERNAUER® oferece superior desempenho de separação.
Industrialaté 500.000 por filtroProjetado para grandes vazões e processos produtivos específicos.
Especiais-Sob Consulta

O gás de processo contaminado entra no precipitador eletrostático horizontalmente e é distribuído uniformemente em toda a seção transversal do filtro por um distribuidor de gás. Ao aplicar-se alta voltagem em eletrodos localizados entre as placas coletoras, um campo elétrico é criado que carrega eletricamente as partículas de pó. Passando através do campo elétrico, as partículas carregadas são transportadas pela força do campo elétrico até os eletrodos de coleta, onde essas partículas se aglomeram com as partículas previamente separadas. Finalmente, um sistema mecânico de batimento remove estas partículas das placas coletoras. Estas partículas aglomeradas caem no fundo cônico, após o batimento do sistema de remoção, e são removidas através do bocal de descarga. O gás purificado deixa o filtro através da boca de saída no lado oposto ao da entrada de gás.

Limpeza Filtro

Precipitador Eletrostático – Úmido

O gás de processo entra verticalmente no filtro eletrostático na parte inferior e é distribuído em um fluxo uniforme através de toda a seção transversal por meio de um sistema de distribuição do gás. As partículas /aerossóis/ gotículas de água são carregados eletricamente pela aplicação de alta tensão (78-135kV) entre os eletrodos positivos e os eletrodos de coleta em forma de colmeia.

ModelosVazões (m³/h)Características
Padrão1.000 – 500.000Para temperaturas de até 75ºC. Com temperaturas superiores, é instalada uma zona de resfriamento adicional.
TAR500 – 100.000Especialmente projetados para proteger motores e turbinas a gás, instalados após plantas de gaseificação, como biomassa, coque e alcatrão. A tecnologia do Filtro Eletrostático TAR da BERNAUER®, elimina a alta concentração de borra e pó na gaseificação da biomassa, obtendo-se concentrações tão baixas quanto 10mg/Nm³ e particulado até 0,2µ.
Névoa de Óleo15.000 - 200.000Baseado no Filtro Eletrostático BERNAUER® Úmido Tradicional, usualmente vem sem a zona de água para limpeza. Pode ser equipado com sistema de combate a incêndio por CO2 ou damper corta fogo. Aerossóis e pós muito finos ou críticos com velocidade de deposição muito baixa, tem ótima taxa de separação.


No seu caminho através do campo elétrico, as partículas carregadas eletricamente são transportadas pela força do campo elétrico para os eletrodos de coleta em forma de colmeia, onde elas se aglomeram com particulado de pó existente são subsequentemente lavados periodicamente por um sistema de purga. A mistura água-partícula automaticamente flui para um reservatório localizado abaixo da entrada do gás. O gás purificado deixa o filtro através da boca de descarga localizada na parte superior do filtro.

Voltar
Matriz - Rua Dr. Samuel Porto, 351 - CEP: 04054-010 - São Paulo - SP - Brasil - Tel: (11) 2666-3909 / Fax: Ramal 820
Fábrica - Av. Moises Forti, 1830 - CEP: 13360-000 - Capivari - SP - Brasil - Km 124 da Rodovia SP 308 - Tel: (11) 2666-3909
Veja o mapa