TECNOLOGIA DO AR E MEIO AMBIENTE
Filtro de Mangas

Filtro de mangas com sistema de limpeza totalmente automático por meio de jatos de ar comprimido cuja característica é a alta eficiência na limpeza para a regeneração do meio filtrante, aliada ao baixo consumo de ar comprimido. Com sistema de limpeza otimizado obtém-se uma vida útil elevada dos elementos filtrantes. Sua construção permite combinações diversas, que possibilitam a seleção da área filtrante ideal com o mínimo de área ocupada pelo equipamento. Atendendo as normas de segurança do trabalho, a troca das mangas é feita pelo lado do ar limpo, minimizando o contato com o pó durante a troca e ainda, os componentes são posicionados de tal forma que permitem uma fácil manutenção. Grande eficiência de filtragem com emissão, alcançando valores inferiores a 5 mg/Nm³, conforme a aplicação.



Por que Filtros de Manga BERNAUER®?

  • Entrada lateral propicia uma distribuição uniforme do ar contaminado sobre as mangas, reduzindo a velocidade de ascensão do ar e minimizando a área ocupada pelo filtro.
  • Construção modular facilitando transporte e diminuindo o tempo de montagem, não havendo necessidade de solda no campo.
  • Baixo consumo de ar comprimido, devido ao otimizado sistema de limpeza por ar inverso.
  • Garantida extensa vida útil das mangas.
  • Sistema de limpeza montado e pré testado de fábrica.
  • Alta disponibilidade operacional e baixo custo de manutenção.
  • Atende às normas internacionais de emissão de particulado, muito abaixo do exigido pelas normas ambientais brasileiras (CONAMA).
  • Serviços de peças sobressalentes simples e garantido.

Devido ao sistema de limpeza otimizado obtém-se uma vida útil elevada dos elementos filtrantes. Sua construção permite combinações diversas, que possibilitam a seleção da área filtrante ideal com o mínimo de área ocupada pelo equipamento, permitindo o melhor custo benefício para o usuário final. Visando a segurança do trabalho, a troca das mangas é feita pelo lado do ar limpo, minimizando o contato com o pó durante a troca e ainda, os componentes são posicionados de tal forma que permitem uma fácil manutenção.

Decodificação de Filtros

Modelos

ModelosConstruçõesÁrea Filtrante (m²)Características
FB-ESPRetangular2,5 - 7.000Construção mais utilizada, atendendo a praticamente todas as aplicações.
FBR-ESPCilíndrico2,5 - 316Indicado para aplicações especiais, envolvendo alta pressão ou depressão no processo e/ou áreas limitadas. Construção mecânica é totalmente soldada com diâmetros de 700 a 3.200mm em função da área filtrante necessária.
FB-ESPLRetangular "leve"7,0 – 1.180Construção leve da carcaça e da estrutura, mantendo o eficiente sistema de limpeza por jato de ar comprimido. Podem ser utilizados em qualquer campo de aplicação, exceto para materiais explosivos, corrosivos e abrasivos, limitados a temperaturas de até 120ºC e depressão inferior a 5.000 Pa.
FB-ESP-EXA prova de ondas de explosão2,5 – 7.000Opera com materiais explosivos, sendo construídos mecanicamente para resistir a ondas de pressão de explosão de 1,4; 3 bar (com dampers ou painéis de alívio) ou 10 bar (construção tipo vaso de pressão). Todos certificados pelo BVS (Bergwerkbau versuchsstrecke) da Alemanha.
FBCRCiclofiltro5,0 - 316Combina o ciclone com o filtro para uma pré-separação do material de maior granulometria por centrifugação, separando as partículas restantes nas mangas.
FB-Especiais--Sob consulta.

Formas Construtivas

À prova de ondas de explosão

Especialmente projetados para operação com materiais particulados com características explosivas, aptos a resistir à ondas de pressão de até 1,4 ; 3 ou 10 bar absoluto, de acordo com a normas DIN VDI-3673.

ATENÇÃO: Equipar filtros com dampers de alívio de pressão ou com folhas de ruptura não os torna habilitados nem seguros para suportar ondas de pressão provenientes de explosão. Atrás de um filtro realmente construído para suportar ondas de pressão com origem em explosão, há uma série de itens a serem observados antes de tomar a decisão da compra, afinal uma escolha equivocada pode colocar em risco o patrimônio da empresa, e muito pior, vidas humanas. Nesta decisão o fator mandatário é a tecnologia comprovada e não simplesmente o preço. Para melhor controle da onda de explosão, o corpo do filtro, o ventilador e os acessórios também deverão ser reforçados, evitando assim rupturas estruturais.

Danos causados por pressão ondas Os efeitos de explosões de combustível sobre edifícios pode ser aproximado a partir de experiências com cargas estáticas equivalentes a pressão máxima de explosão.

Sobre pressão (bar) Tipo de dano
0.001 Ruído de baixa freqüência (10 - 15 Hz) até 137 dB
0.34 - 0.41 Destruição total de casas; 99% de danos estruturais para edifícios.
0.8 - 1.5 Destruição de concreto à prova de abalos sísmicos e construções com bases de aço e concreto.

Clique abaixo para assitir o video

Funcionamento

O ar/gás contaminado entra lateralmente pela parte inferior da carcaça do filtro através do duto de ar saturado. Nas mangas ocorre a separação do material particulado do ar, ficando as partículas retidas na parte externa. Cada fileira de mangas é limpa individualmente, através do tubo injetor instalado acima desta fileira de mangas. Os tubos injetores são interligados ao reservatório de ar comprimido integrado com as válvulas membrana. As respectivas válvulas solenóides são comandadas periodicamente por um programador eletrônico. As válvulas solenóides são comandadas periodicamente por um programador eletrônico ou opcionalmente por um pressostato diferencial eletrônico, que libera o ciclo de limpeza ao ser atingida uma perda de carga pré-determinada. O ar comprimido descarregado pelo reservatório é conduzido até cada fileira de mangas e respectivos tubos venturi, através dos tubos injetores. Pelo efeito injetor, provocado pelo jato de ar comprimido, é arrastado um elevado volume de ar secundário filtrado, ocasionando uma inversão de fluxo e um repentino inflamento das mangas e a consequente limpeza das mesmas. A diferença entre o filtro Online e Offline é que o último é construído de forma compartimentada. Para a limpeza das mangas, cada um dos compartimentos é isolado ciclicamente, eliminando desta forma, o fluxo de ar/gás. Em seguida cada fileira de mangas é limpa individualmente por meio do tubo injetor. Após a limpeza a seção é reaberta, retornando para a fase de filtragem. Na sequência é isolado o próximo compartimento da fase de filtragem, para entrar na limpeza, e assim sucessivamente.

Mangas em funcionamento Mangas em limpeza

Voltar
Matriz - Rua Dr. Samuel Porto, 351 - CEP: 04054-010 - São Paulo - SP - Brasil - Tel: (11) 2666-3909 / Fax: Ramal 820
Fábrica - Av. Moises Forti, 1830 - CEP: 13360-000 - Capivari - SP - Brasil - Km 124 da Rodovia SP 308 - Tel: (11) 2666-3909
Veja o mapa